Visual Novel Brasil - VisualNovel.Com.BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Agora é oficial: cientistas encontraram o que pode ser a "Partícula de Deus"

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

LiosX

LiosX
Moderador
Moderador



Depois de muita expectativa e de especulações, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) anunciou aquilo que pode ser a chamada “partícula de Deus”, o Bóson de Higgs. A descoberta foi apresentada à comunidade científica na manhã desta quarta-feira em Genebra, na Suíça. A novidade foi revelada por pesquisadores das equipes CMS e ATLAS após realizarem testes no acelerador de partículas, revelando o possível bóson de massa entre 125 e 126 GeV — Gigaelétron-Volt, unidade de medida utilizada por elementos subatômicos e que equivale a um próton. Por décadas, cientistas tentavam encontrar a unidade elementar da Física teórica moderna. No entanto, ainda não há a certeza de que estamos diante da chamada partícula de Deus. Isso porque ainda é preciso analisar e comparar a novidade para que tenhamos uma confirmação definitiva. No entanto, os dois grupos deram 5 sigmas de confiabilidade ao resultado, o que significa que as chances de não estarmos diante de algo inédito sejam de uma em 1 milhão. Mas, mesmo assim, os pesquisadores não se sentem confortáveis o suficiente para chamar a descoberta de Bóson de Higgs. Ainda que ele se comporte como tal, será preciso mais uma série de testes, cálculos e pesquisas para que cheguemos a uma conclusão definitiva. De acordo com o diretor do Cern, Rolf Heuer, trata-se do início de uma longa jornada na investigação das propriedades dessa partícula. Ao fim da apresentação, os cientistas chamaram ninguém menos do que o criador do conceito, o físico inglês Peter Higgs, que postulou a existência de uma partícula elementar em 1964. Emocionado, Higgs disse em seu discurso que está muito feliz de ainda estar vivo quando sua teoria está prestes a ser comprovada.


Fonte: The Verge, Gizmodo, ArsTechnica

http://gamesnovel.blogspot.com.br/

Kuroneko

Kuroneko
Moderador Global
Moderador Global

Só não entendi ainda o motivo de chamar "partícula de Deus"

Elda King

Elda King

Kuroneko escreveu:Só não entendi ainda o motivo de chamar "partícula de Deus"

Sabe como as pessoas religiosas acreditam que Deus é a resposta para qualquer pergunta? Essa partícula soluciona tantas questões científicas que eles apelidaram de "partícula de Deus".

Edit: Um texto um tiquinho mais científico http://io9.com/5923170/stop-calling-it-the-god-particle



Última edição por Elda King em Qua Jul 04, 2012 8:12 pm, editado 1 vez(es)

VictorLighty

VictorLighty
Moderador
Moderador

Elda King escreveu:
Kuroneko escreveu:Só não entendi ainda o motivo de chamar "partícula de Deus"

Sabe como as pessoas religiosas acreditam que Deus é a resposta para qualquer pergunta? Essa partícula soluciona tantas questões científicas que eles apelidaram de "partícula de Deus".

...É, esse comentário salvou o meu comentário de "eu não entendí praticamente nada".

Out

Out
Moderador
Moderador

Ok...eu não estudei tanta física assim, então algum iluminado pode me dizer o que isso traz de bom pra gente? Ou era simplesmente um "agora a gente sabe que isso existe"?

http://zeroforcecentral.blogspot.com.br/

Elda King

Elda King

VictorLighty escreveu:
Elda King escreveu:
Kuroneko escreveu:Só não entendi ainda o motivo de chamar "partícula de Deus"

Sabe como as pessoas religiosas acreditam que Deus é a resposta para qualquer pergunta? Essa partícula soluciona tantas questões científicas que eles apelidaram de "partícula de Deus".

...É, esse comentário salvou o meu comentário de "eu não entendí praticamente nada".

Por esse comentário eu percebo que você certamente não tem um pós-doc em física de partículas. xD

Out escreveu:Ok...eu não estudei tanta física assim, então algum iluminado pode me dizer o que isso traz de bom pra gente? Ou era simplesmente um "agora a gente sabe que isso existe"?

Física de ponta dificilmente tem uma aplicação clara. Dei uma olhada superficial hoje no que é essa partícula, um resumo bem básico seria:
O bóson de Higgs é uma previsão feita pelo modelo padrão (um dos maiores modelos científicos aceitos atualmente, junta a força eletromagnética com a força fraca - duas das 4 forças fundamentais). Segundo o modelo, algumas particulas teriam que ter massa nula, mas eles mediram e era maior, então o bóson de Higgs seria o que estava faltando para equilibrar as equações... mas ainda não conseguiram medir. Essa partícula que eles acharam tinha a massa certa, mas ainda tem várias outras coisas que eles tem que medir para ter certeza que é o de Higgs, e se for se ela realmente está de acordo com o modelo. Se não estiver, eles vão ter que mudar a teoria toda.
P.S.: não sou exatamente um iluminado, mas minha explicação leiga está valendo...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos