Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Visual Novel Brasil - VisualNovel.Com.BR » LIVRE » Off Topic » Astronomia "Qual a diferença do Telecópio Refrator e Refletor?"

Astronomia "Qual a diferença do Telecópio Refrator e Refletor?"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

LiosX

avatar
Moderador
Moderador
Bem pessoal recentemente comprei o meu telescópio Refletor 76mm Silstar Yarus e como eu já disse que também sou um Astrônomo "Amador...", eu consigo achar Planetas com facilidade e até mesmo a Galáxia de Andrômeda que só dá para ver no Telescópio Refletor e vou falar o que são este tipos de telescópio, Fiz um resumo rápido em sites e inclusive a aonde eu comprei para ter um ideia.

Telescópios Refratores: Utilizam lente ou conjunto de lentes na função de elemento primário de captura da luz ou objetiva. (são vulgarmente chamados de Lunetas, talvez pelo fato dos modelos mais comuns serem adequados principalmente para ver a Lua com uma boa qualidade de imagem).



O ‘F‘ na imagem é o ponto focal do telescópio (ponto onde os raios de luz que incidem na ótica convergem). A distância da lente/espelho ao ponto focal é a distância focal do telescópio e determina as suas características.

As vantagens do Refrator são as seguintes:

Estabilidade da imagem: Em geral a imagem do refrator é mais estável, pois o seu tubo é fechado, não tendo diferença de ar dentro do tubo.

Estabilidade na distância focal: Devido ao fato de estar em um tubo fechado, não há muitas mudanças da qualidade da imagem no decorrer da observação e portanto a distância focal tende a ficar fixa. Isto é bom para medidas micrométricas e fotográficas durante a noite toda.

Redução dos efeitos de deformação: A flexão e expansão da objetiva é muito menor devido às diferenças de temperaturas durante a noite do que nos espelhos, portanto a qualidade da imagem tende a ser melhor.

Manutenção mínima: As objetivas são permanentes, desde que bem usadas. No caso dos espelhos, não, pois eles precisam de uma manutenção permanente. A aluminização tende a ficar desgastada com o passar do tempo e em grandes observatórios, a aluminização é feita anualmente. Então, num pequeno refrator, digamos, 60mm ou 70mm, a objetiva tende a ficar intacta e imóvel durante anos.

As desvantagens do Refrator são as seguintes:

Aberração: todos os telescópios refratores sofrem de um efeito chamado aberração cromática ("distorção ou desvio da cor")

Lentes: é difícil fazer uma lente de vidro sem imperfeições dentro da lente e com uma curvatura perfeita em ambos os lados da lente.

Telescópios Refletores: Utilizam um espelho primário côncavo para coletar a luz e formar a imagem. No telescópio refletor Newtoniano, a luz é refletida para um pequeno espelho inclinado em 45º que desvia a luz para uma abertura lateral do tubo, onde fica a ocular. São os telescópios de melhor custo-benefício encontrados, portanto muito indicados para o nível introdutório.



As vantagens do refletor são as seguintes:

Aberração: telescópios refletores não sofrem aberração cromática porque todos os comprimentos de onda serão refletidos pelo espelho do mesmo modo

Objetiva: o apoio para o espelho objetiva é colocado por toda parte do lado de trás dele de modo que este tipo de telescópio pode ser muito grande.

Preço: os telescópios refletores são mais baratos de fazer do que os refratores do mesmo tamanho

Luz: porque a luz é refletida pela objetiva, em vez de passar através dela, somente um lado da objetiva do telescópio refletor precisa ser perfeito.

As desvantagens do refletor são as seguintes:

Alinhamento: é fácil colocar a óptica fora de alinhamento

Limpeza: o tubo do telescópio refletor é aberto para o lado de fora e a óptica precisa de frequente limpeza

Difração: frequentemente um espelho secundário é usado para redirecionar a luz para um ponto de visão mais conveniente. O espelho secundário e o seu suporte podem produzir efeitos de difração: objetos brilhantes tem "pontas" (efeito "christmas star")

Montagens

Azimutal: Uma montagem azimutal de telescópio é um sistema mecânico em forma de "U" que permite o telescópio se mover tanto para cima e para baixo(altitude) como da direita para a esquerda (azimute). Mais simples e muito usada em construções de telescópios na versão conhecida como montagem Dobsoniana. Atualmente é o padrão adotado dos modernos telescópios computadorizados, pela simplicidade e não necessidade de posicionamento prévio. Ela proporciona um movimento de rotação da base com eixo perpendicular ao solo, e o movimento basculante do tubo do telescópio.



Escolhendo seu telescópio

Cedo ou tarde, todo astrônomo amador iniciante enfrenta um momento de decisão: devo comprar um telescópio? Como fazer?Como tomar a decisão certa? Isto depende mais de você do que do telescópio. Se você mora em um apartamento no centro de uma cidade grande ou se você mora em uma fazenda em uma cidade da periferia, se você prefere observar estrelas e planetas, ou se você prefere observar galáxias, o dinheiro que você pode ou quer gastar, o peso que você pode levantar, a sua experiência em observar o céu, o tempo que você tem para gastar com este hobby, tudo isto conta.

Abertura: Característica mais importante de qualquer telescópio. A abertura é o diâmetro da lente principal ou do espelho principal (depende do tipo de telescópio), o qual é igual à largura do tubo do telescópio. É a abertura que determina o brilho e a definição de qualquer coisa que você observar. Geralmente, as pessoas pensam que a magnificação, ou poder de aumento, é o mais importante em um telescópio, o que está errado. O efeito de uma ampliação varia de telescópio para telescópio sendo que uma ampliação de 200x em um telescópio com abertura de 60mm e uma ampliação de 200x em um telescópio de abertura de 200mm será como o visto nas imagens abaixo:


(Abertura 60mm e 200x)


Abertura 200mm e 200x

Em todo caso, os menores aumentos são mais fáceis de usar e proporcionam as observações mais interessantes.

Assim, como a abertura do telescópio é tão importante, você pode pensar que a escolha de um telescópio é fácil; é só escolher o de maior abertura que puder comprar. Mas as coisas não são assim tão simples. Se um telescópio é tão grande que é difícil transportá-lo para um local adequado, e se é complicado e demorado para montá-lo, ele raramente será usado. Talvez, com um telescópio pequeno, você acabe observando mais coisas do que com um telescópio grande. Mesmo para telescópios de mesma abertura, alguns designs são mais portáteis, alguns proporcionam imagens mais definidas, e outros são mais econômicos.

Ampliação: Na tabela abaixo aumento máximo que poderemos observar um objeto com uma imagem considerada razoável, sendo que a relação é de 2x por milímetro de abertura.

[img][/img]

O que é ampliação máxima teórica?
É a ampliação que o telescopio pode conseguir utilizando como base uma lente ocular de 4mm com uma lente Barlow 3x (Estes acessórios podem não acompanhar o telescopio).

O que é ampliação máxima recomendada?
É a ampliação máxima aconselhada ou usual, pois a partir dela as imagens tornam-se sem qualidade e dificultando as observações.
Em todos os equipamento ópticos é recomendavel utilizar uma ampliação máxima de 2 vezes o diâmetro da objetiva ou espelho, pois de nada adiantará uma grande ampliação sem qualidade óptica.

Melhores Sites para Comprar o seu telescópio ^-^.

Astro Brasil http://www.astrobrasil.com/

Armazém do Telescópio http://www.armazemdotelescopio.com.br/

Melhores programas Gratuitos sobre saber das localização e de onde começar a Observa:

Cartes du Ciel "Melhor programa" http://www.baixaki.com.br/download/cartes-du-ciel.htm



Stellarium "Melhor programa" http://www.baixaki.com.br/download/stellarium.htm



Esses 2 programas ajudam muito a localizar os Planetas e Galáxia.

http://gamesnovel.blogspot.com.br/

VictorLighty

avatar
Moderador
Moderador
Cara, vou te falar que eu aprendi BASTANTE COISA de astronomia quando tava procurando a tradução de certos termos para por na tradução de Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume ;P

LiosX

avatar
Moderador
Moderador
Esse game Planetarian realmente ensina mesma sobre Astronomia e joguei muito esse game.

http://gamesnovel.blogspot.com.br/

Kuroneko

avatar
Moderador Global
Moderador Global
Interessante, pena eu não ter entendido 10% da explicação x.x

LiosX

avatar
Moderador
Moderador
Se vai entender melhor quando jogar o game Planetarian ^-^.

http://gamesnovel.blogspot.com.br/

Kuroneko

avatar
Moderador Global
Moderador Global
Espero que sim, mas duvido '-'
Ainda não consigo compreender como a civilização antiga imaginou tanta coisa olhando pras estrelas ao ponto de dar nome de bichos e seres mitológicos só fazendo uma linha entre uma estrela e outra, mas enfim xP

VictorLighty

avatar
Moderador
Moderador
Acredite, Planetarian ajuda muito. No meu caso, como eu citei, foi ainda pior porque eu tive que procurar por termos de astronomia para por no projeto de tradução da Novel, e no processo acabei lendo textos imensos sobre os mais diversos modelos de projetores de planetários, as suas diferentes peças e interseções e como eles funcionam.

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum